Ao Pé do Ouvido

Sete pessoas que cruzaram o país de Norte a Sul. Como aves migratórias, vieram em busca de melhores oportunidades. Da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão para São Paulo, trilharam a rota dos milhares que, antes deles, começaram vida nova num Brasil tão diferente daquele onde nasceram – a babá, o porteiro, o pescador, a costureira, o pedreiro, o médico, a atriz.
Uns querem voltar.
Outros sentem saudade.
Há os que amam São Paulo.
Mas suas raízes pulsam nas falas de todos.
Sons que são o som do Brasil.
Bruna Thedy
Cy Teixeira
Fabio Redkowicz
Herbert Bianchi
Hugo Picchi
Laerte Késsimos
Rita Batata
Rodrigo Caetano
Direção: Zé Henrique de Paula
Dramaturgia: Herbert Bianchi, Rita Batata e Zé Henrique de Paula
Edição de audio: Herbert Bianchi
Trilha original: Fernanda Maia
Preparação de atores: Inês Aranha
Iluminação: Fran Barros
Cenografia: Zé Henrique de Paula
Figurinos: Cy Teixeira
Produção: Claudia Miranda
Assistência de direção: Fabio Redkowicz
Assistência de produção: Louise Bonassi
Vídeos e Programação Visual: Herbert Bianchi
Realização: Núcleo Experimental

Indicado ao Prêmio Governador do Estado na categoria Teatro (2015).

RELEASE COMPLETO

Um documentário cênico com depoimentos reais! 

Verbatim é um tipo de teatro documentário em que a peça é construída a partir das palavras exatas colhidas em depoimentos sobre um determinado tema ou fato. Em cena, os atores usam fones de ouvido e reproduzem as palavras com o máximo de fidelidade e o mínimo de elaboração. O objetivo é atingir um grau de autenticidade que se aproxime ao máximo da natureza dos testemunhos originais – os atores, nesse caso, funcionam mais como veiculadores (quase como uma mídia) das palavras, ao invés de criarem personagens numa estrutura convencional.Uma experiência teatral diferente e original!

Uma experiência teatral diferente e original, o verbatim traz a realidade de pessoas de carne e osso para o centro do palco. Os sons, os sotaques, o vocabulário, os silêncios, a música das palavras e as falas peculiares dos entrevistados passam a ser nossa matéria prima. Pouco explorada no Brasil, a peça de verbatim é uma experiência teatral instigante e, acima de tudo, reveladora. Aquilo que chamamos de realismo adquire um sentido novo e especial, nas vozes de pessoas reais que se transformam em personagens durante pouco mais de uma hora.