Bichado

Um ex-soldado (Peter) que serviu na Guerra do Golfo e que talvez tenha desertado acha que foi cobaia em experiências do exército americano e fica extremamente nervoso na expectativa de que os cientistas estão vindo buscá-lo, sabe-se lá Deus pra quê. Essa sensação bizarra é potencializada por um helicóptero que vive dando rasantes sobre o seu quarto de hotel. Na ausência de coisa melhor, ele se envolve com uma garçonete (Agnes) cujo marido é ex-presidiário e está prestes a voltar. O casal fala de assuntos bem românticos como: cultos secretos, UFO’s, atentados e teorias da conspiração. Peter e Agnes formam um casal impagável e essa é sim, uma história de amor!

Agnes – Einat Falbel

Peter – Paulo Cruz

Goss – Alexandre Freitas

RC – Adriana Alencar

Dr. Sweet – Rodrigo Caetano

Direção: Zé Henrique de Paula

Tradução: Thiago Ledier
Assistente de Direção: Bibi Piragibe
Preparação de atores: Inês Aranha
Direção musical e preparação vocal: Fernanda Maia
Cenário e figurinos: Zé Henrique de Paula
Assistente de figurinos: Cy Teixeira
Iluminação: Fran Barros
Operação de som: Thiago Ledier
Operação de luz: Karina Camillo
Fotos: Ronaldo Gutierrez / Guilherme Griebler
Vídeo: Guilherme Griebler
Assessoria de imprensa: Arteplural – Fernanda Teixeira
Direção de Produção: Sergio Mastropasqua
Coordenação de produção: Claudia Miranda
Produção: Firma de Teatro

Indicado ao Prêmio Shell 2012, na categoria Melhor Cenário (Zé Henrique de Paula).

RELEASE COMPLETO

Um hotel na beira da estrada.
Pitadas de Quentin Tarantino.
Texto de um dos melhores autores americanos da atualidade.
Um ex-soldado e o ex-marido.
A garçonete e sua amiga ciclista.
Um helicóptero.
Primeira montagem no Brasil para um texto do norte americano Tracy Letts, ganhador dos prêmios Pulitzer e Tony, Bichado é uma comédia de humor negro, visceral, que retrata uma história de amor cercada de paranoia anárquica.


Resumo crítico

“Lágrimas, suspiros, risos, bocejos: o teatro, rotineiramente, provoca todas essas sensações. Mas você já foi a uma peça que fez você fez se coçar todo? Isso é apenas uma das realizações únicas de Bichado, a peça emocionante de Tracy Letts… Bichado tem uma sutileza e uma firmeza de composição que demonstram a habilidade de um voo mais alto.”
The New York Times

“Tracy Letts cria um suspense com um toque de comédia sci-fi… Letts tem sido citado como quem vê no personagem de Peter a manifestação de uma paranoia em relação às atividades de instituições poderosas.”
CurtainUp

“Tracy Letts sabe não apenas como estruturar uma história para a eficácia máxima, mas também como fazer com que o público seja participante ativo na ação… Bichado é uma peça que explode com tensão e vibra com divertimento. Isso é realmente mais do que suficiente.”
B Talkin’ Broadway

“É uma das melhores peças que eu já vi na Off Broadway… Com Peter vêm os insetos; com os insetos, a paranoia; e com a paranoia, o apocalipse… Tracy Letts escreveu um texto muito provocador, que é sombriamente engraçado.”
New York Cool


Projeto apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural (ProAc)